Quais os caminhos da nossa cidade? Qual o papel social e cultural nosso caminho exerce pela cidade? O que eu vejo que deveria ser visto por mais pessoas na cidade que eu acredito? Como posso utilizar melhor o meu celular para criar registros com valor de memória e arte?
Estes são alguns dos questionamento que a oficina, ministrada pela fotógrafa, Taynara Barreto, pretende desvendar e proporcionar reflexão através de atividades práticas com a fotografia de celular.
Comunicadora, produtora cultural e audiovisual, trabalha desde 2020 com a reflexão visual sobre a cidade e o caminho. Ganhadora do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia com a temática, Taynara também é destaque no Prêmio Vale Apoia de 2023. Além de ter participado de diversas exposições pela América Latina, mais recentemente, teve seu trabalho exposto na Galeria Homero Massena, em Vitória, no projeto coletivo “E eu, mulher preta?”, com fotografias que ressaltam mulheres de terreiro e da cultura popular capixaba, referência de pesquisa da profissional.
A oficina de literatura promoverá um encontro entre Rubem Braga e Carmélia Maria de Souza com os participantes, com o objetivo de compreensão, experimentação e ressignificação da linguagem como manifestação artística. A produção de texto atuará como ferramenta de inclusão visual e construção de narrativas tendo como tema a percepção do território, a valorização da memória, cultura e identidade no interior do Espírito Santo.
Professora na rede pública de 2013 a 2023, atua com projetos culturais há 8 anos. Desenvolveu o projeto de literatura (Livro é lugar de fala), publicando duas coletâneas de crônicas criadas por alunos. Idealizadora e produtora do projeto de educação antirracista “Descolonize: educação e cultura negra”, projeto com mais de 160 mil seguidores no Instagram e com impacto de aproximadamente um milhão de pessoas com seu conteúdo. Também é produtora, oficineira e palestrante em eventos relacionados à educação e cultura.
Todos os direitos reservados.